quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lavabo I

Um lavabo mesmo sendo uma peça pequena onde não há muito o que modificar, a criatividade na escolha dos elementos faz a diferença.
Neste projeto foi utilizado como revestimentos o porcelanato no piso e um pastilhado em uma das paredes para criar um elemento decorativo ao ambiente. Como bancada foi reutilizado um aparador antigo, uma cuba sobreposta e torneira e misturadores fixados na parede. O espelho possui uma moldura rústica remetendo ao aparador antigo. Na parte inferior do móvel, pequenas caixas dão o toque decorativo sem perder a funcionalidade.


Este projeto é um exemplo de como podemos reutilizar moveis antigos, dando um novo uso. Isto vale para qualquer mobiliário, com apenas a troca de tecido ou mudança no acabamento podemos transforma-lo em outro móvel, agregando criatividade e design ao novo ambiente.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Closet I

Este closet foi criado pensando em um ambiente onde não irá somente guardar as roupas. Foram destinandas duas paredes para a colocação de armários pensados para melhor atender a necessidade proposta. Um canto foi destinado aos espelhos, colocados de forma chanfrada para ter uma melhor visualização e por fim uma mesa central com gaveta e puff para colocar acessórios e maquiagem.




O canto com espelho possui um pequeno tablado para provar roupas e um manequim para apoio.  Dando continuidade, foi utilizado um papel de parede com motivos geométricos e uma cadeira La Chaise para decoração.




O armário foi pensado para armazenar todas as roupas respeitando o seu tamanho e comprimento, nichos de diferentes tamanhos, caixas para guardar objetos, gavetas para peças de roupa menores e sapatos. No centro a área dos acessórios e maquiagem foi delimitado pelo tapete.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reforma Sustentável?!

Quer reformar sua casa ou escritório levando em conta a questão ambiental tão comentada hoje em dia? É preciso conhecer os quatro 'R' da construção sustentavel:


REDUZIR: a demanda por recursos não renovaveis. Isto é, menos consumo de material e energia e mais conforto e valor. Como diria Mies, Menos é Mais.





REUTILIZAR: é preferivel a reutilização do que a demolição ou a reciclagem, pois implica em menos esforço (energia). A reutilização pode ser do edificio como um todo, de partes ou ainda de materiais. Criar as condições fundamentais que possibilitem a reutilização do local é importante nos dias de hoje que esta em constantes mudanças. Promover aproveitamento de luz e ventilação naturais; acesso a fontes de energia renovaveis (solar, eolica...); soluções funcionais flexiveis;



Reutilizar moveis antigos e deixa-los com outra cara, assim como reutilizar os latrilhos hidraulicos antigos para dar um toque na decoração.

RECICLAR: A reciclagem emprega mais energia no processo de transformação do material, mas é preferivel do que o seu descarte. Mesmo que o processo envolva este emprego de energia semelhante a fabricação de um novo material, o fato de não ser descartado na natureza ja é um grande ganho.






REABILITAR: Em maneira geral a reabilitação ocorre quando um ambiente esta degradado e se buscam soluções para resolver o problema. Isto ocorre principalmente em areas industriais onde o solo esta contaminado, ou até mesmo nas cidades buscando um novo desenho urbano para diminuir o consumo de energia e a poluição.



As ciclovias hoje estao tendo mais espaço na cidade, uma alternativa de transporte barata e que só traz beneficios a saude e meio ambiente.


(Fonte: Guia Basico de la Sustentabilidad)
Imagens de Internet